Suspeito capturado em flagrante nesta semana pode ter furtado a mesma escola sete vezes em Santa Maria

Suspeito capturado em flagrante nesta semana pode ter furtado a mesma escola sete vezes em Santa Maria

Foto: Beto Albert / Diário

Após a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori, no Bairro Nonoai, ser alvo de furto pela sétima vez em 2025, um homem foi capturado em flagrante na quinta-feira (5). Segundo o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública de Santa Maria, Sandro Nunes, ele é suspeito de ser o responsável pelas outras ocorrências registradas na escola.


​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Conforme o boletim da Guarda Municipal, ele foi encontrado no telhado da escola com cerca de 4 metros de fio em suas roupas. Com o furto, duas salas de aula ficaram sem energia. Os fios foram reinstalados, e as aulas não precisaram ser canceladas, segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed). O suspeito foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Não há informações de que o suspeito dos furtos desta madrugada seja também o autor das ações anteriores.


A ação

Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade! (CDN 93.5 FM), Nunes confirmou que o suspeito já estava sendo monitorado pela secretaria, por meio dos sistemas de vigilância do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp-SM).

– Nós já sabíamos quem era, já estávamos acompanhando, mas se não há o flagrante, não se tem a materialidade. Nessa semana, por volta de 1h30min, conseguimos alcançar êxito, em um momento de chuva forte. Ele se aproveitou até mesmo da situação do tempo, mas já tínhamos melhorado as condições das câmeras de monitoramento do local. Além de um guarda presente, que flagrou ele – afirmou o secretário adjunto.

O local se encontra em obras, o que fragiliza a estrutura de segurança da escola. Entretanto, Nunes destacou o funcionamento dos itens de segurança e a presença do vigilante como fundamentais para a captura do suspeito.

– Nosso guarda estava bem atento e cumpriu a missão dele. Os equipamentos têm auxiliado bastante e as câmeras são fundamentais hoje, mas nada como a presença no local.


Responsabilidade de outros furtos

Conforme relatado pelo secretário adjunto, todos os prédios públicos do município, como as escolas, são monitoradas por câmeras e sensores de alarme. Quanto ao caso específico da escola Dom Luiz Victor Sartori, Nunes afirma que mais de 220 rondas de segurança foram realizadas no perímetro do local ao longo do período dos ataques ao patrimônio. 

Com auxílio das imagens de monitoramento, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública acredita que o indivíduo capturado seja o responsável pelos furtos anteriores. Nunes pontua que esta é uma constatação da secretaria, conforme o observado pelo centro integrado, mas que as imagens serão encaminhadas para a perícia da Polícia Civil, a fim de confirmar a responsabilidade dos sete furtos registrados na escola até o momento, em 2025.  

O secretário adjunto afirma que assim como a Dom Luiz Victor Sartori, outras escolas, como a Emei Borges de Medeiros, também tem requerido atenção especial das forças de segurança pública, em virtude de constantes ataques ao patrimônio. Segundo ele, a Guarda Municipal realiza rondas periódicas em mais de 90 escolas e postos de saúde, e a Secretaria de Segurança e Ordem Pública posiciona vigias patrimoniais em determinados locais.


Confira a entrevista completa


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia investiga morte de criança de um ano por afogamento em banheira em Santa Maria Anterior

Polícia investiga morte de criança de um ano por afogamento em banheira em Santa Maria

Próximo

Suspeitos de matar mulher de 41 anos em Cacequi são capturados em Santa Maria

Polícia/Segurança